17. Fenômenos de efeitos físicos
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Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade
As ondas sonoras estimulam e combinam-se com as vibrações perispirituais dos desencarnados e dos
encarnados, resultando assim maior exsudação de ectoplasma do médium e das energias vitais dos
presentes.
A música auxilia vibratoriamente esse gênero de trabalho mediúnico, seja na forma de canções regionais,
hinos, trechos de operetas, aberturas sinfônicas, peças clássicas ou populares, ou composições de fundo
religioso. Como a música exerce profunda influência na alma dos seres, é sempre conveniente preferir-se
canções, peças ou trechos musicais isentos de melodramas, tragédias, situações lúgubres, burlescas ou de
profunda tristeza, para se evitar a degradação emotiva dos assistentes durante o fenômeno mediúnico.
O papel da música é o de nutrir o otimismo dos assistentes, evitando-se que seja perturbada
a coesão da harmonia mental e psíquica, essencial ao sucesso dos trabalhos de efeitos
físicos, por natureza bastante complexos e de responsabilidade.
Quanto ao gênero de música a adotar nos trabalhos de efeitos físicos, pode-se empregar desde música
popular ou folclórica até a música clássica ou erudita, sendo desaconselhável, em qualquer caso, a música
de baixo padrão, de estridências desconexas e a de caráter burlesco e sensual. Deve-se também evitar
composições clássicas exóticas, enfadonhas ou tempestuosas, assim como os trechos melodramáticos de
certas operetas, e as composições lúgubres, que excitam os nervos, despertam o temor ou mortificam a
alma dos presentes, pois não se afinizam com tal gênero de atividade. Em geral, o nível de sensibilidade e
de compreensão da maioria dos freqüentadores de tais sessões ainda é muito pobre, razão por que as
peças musicais complexas, de temas bizarros e enigmáticos não os emocionam a contento do nível
psíquico vibratório indispensável ao ambiente.
Quando se preferir a música clássica, convém, então, optar pelas melodias ou peças musicais mais leves,
agradáveis, alegres e otimistas, que pela sua sonoridade podem animar e elevar o tom vibratório do
ambiente, evitando-se, entretanto, as composições de tom selvagem, aterrador e lendário, ou as músicas
que traduzem desespero e tristeza, impróprias para tal natureza de trabalho mediúnico. Mesmo certas
composições extensas, apesar de oriundas de compositores geniais, causam a fadiga auditiva e cansam a
mente dos que estão habituados à singeleza das melodias populares ou dos trechos alegres, inspirativos,
de expressões otimistas. São desejáveis as composições que se afinizam à exigência jovial psíquica desses
trabalhos. Muito embora possam ser escolhidas peças musicais de bons compositores, considerando o
ambiente “diferenciado” onde serão ouvidas, devem ser preferidos apenas os trechos alegres, inspirativos e
de expressões otimistas.
Malgrado a fama de cada compositor clássico, já consagrado no cenário do mundo material, ele também
diverge bastante em sua modulação sonora, porque nem sempre é o mesmo o seu estado de alma
quando compõe cada uma de suas peças musicais, divergindo fortemente em temperamento e emotividade
quando da confecção de cada um de seus produtos sonoros, os quais são reveladores das várias facetas
de sua alma. Em consequência dessas variações emotivas dos compositores, que marcam suas peças com
a força do estado de alma que os domina no momento de comporem, nem todas as suas obras se prestam
ou se ajustam ao ambiente dos trabalhos mediúnicos de efeitos físicos.
Entre as centenas de composições de música clássica de merecido valor, diversas podem contribuir para o
êxito da fenomenologia mediúnica, porque, para serem sentidas ou assimiladas, não exigem demasiada
introspecção crítica e também não predispõem à tristeza. A propósito dos trabalhos mediúnicos de efeitos
físicos ainda serem raros, mesmo no Brasil, onde o Espiritismo e todos os seus fenômenos estão mais
divulgados do que em outros países, o emprego da música conjugada à fenomenologia espírita ainda é
circunscrita a um campo bastante limitado.
Entretanto, em breve a música de amplitude e sentimento espiritual será elemento integrante
e até obrigatório em todos os ambientes onde se processem os fenômenos de psiquismo
mediúnico, e não somente nessas sessões complexas, mas igualmente em todas as reuniões
doutrinárias.