17. Fenômenos de efeitos físicos
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Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade
Por isso, pode-se deduzir o quanto é dificultoso aos desencarnados emitirem a sua voz para a Terra. Ante
essas dificuldades, cuja superação exige muita disciplina e perseverança, nem todos os espíritos
desencarnados se submetem aos cursos e exercícios fatigantes que a técnica sideral exige, a fim de
produzirem a voz direta, pois o treino pode levar dias, meses e até anos, mobilizando intensos esforços e
recursos, por parte dos desencarnados, para lograrem êxito integral nesse tipo de comunicação mediúnica.
Daí os motivos por que nem sempre os freqüentadores que comparecem assiduamente aos trabalhos de
fenômenos físicos conseguem satisfazer o desejo ardente de “ouvir” a voz, ou mesmo de “ver” o parente ou
amigo desencarnado materializado, o que poderia lhes fortificar a convicção na sobrevivência do espírito,
por cujo motivo passam a alimentar dúvidas capciosas sobre a procedência das demais vozes ou
materializações que observam, uma vez que não se manifesta aquele que lhes mobiliza toda a ansiedade
espiritual.
As sessões de fenômenos físicos são convincentes e maravilhosas para os freqüentadores
que logram a sorte de ver e trocar idéias com o familiar desencarnado, que se preste
docilmente a todas as provas e sutilezas indagativas.
Mas, infelizmente, há assistentes que por impaciência desistem de freqüentar determinados trabalhos de
efeitos físicos, justamente às vésperas de confabularem com o seu familiar querido, o qual há muito tempo
treinava com a máscara ectoplásmica, afinando a laringe etérica, a fim de conseguir comunicar-se.
7. TRABALHOS DE TIPTOLOGIA
As comunicações mediúnicas pelo processo de tiptologia, ou seja, através das mesas girantes, também
ditas falantes ou dançantes, são caracterizadas por uma mesa que pode se mover em várias direções ou
levantar-se, obedecendo ao comando mental e à vontade dos desencarnados. Os seus movimentos
serão tão certos e positivos quanto o sejam também a qualidade e a natureza da massa ectoplasmática
que for arregimentada pela afinidade entre os presentes.
O grau de sensibilidade da mesa girante é proporcional ao potencial de força nervosa e de
magnetismo conjugados, retirados dos presentes, o que lhe facilita libertar-se da força
gravitacional do mundo físico, de conformidade com o volume e a natureza do ectoplasma
que for extraído do ambiente.
As comunicações pela tiptologia são mais favoráveis quando entre seus componentes se encontre um
médium de fenômenos de efeitos físicos. Ele então auxilia o trabalho fornecendo os fluidos necessários
para interpenetrarem os interstícios dos átomos etéricos do duplo etérico da mesinha, que se
ajustam em perfeita conexão com os átomos e sistemas eletrônicos da sua estrutura material.
Na falta de um médium adequado a esse gênero de trabalho, o seu maior sucesso e exatidão ficará
dependendo da melhor harmonia de fluídos de todas as pessoas participantes do trabalho. Só depois de
decorrido o tempo necessário para a adaptação preliminar entre todos os componentes do trabalho, é que
se efetua o intercâmbio satisfatório e compreensível com os desencarnados, por meio das batidas
convencionadas em alfabeto, através dos toques da mesinha em movimento.
É a sintonia fluídica na mesma faixa vibratória que neutraliza a força gravitacional para os
desencarnados operarem livremente a mesa, nos trabalhos de tiptologia.
7.1. INFLUÊNCIA "ANÍMICA" NA FASE INICIAL DE TRABALHOS DE TIPTOLOGIA.
O sucesso técnico da tiptologia depende mais propriamente da quantidade ou qualidade do amálgama de
fluídos que se puder combinar entre os presentes.