18. Fenômenos de efeitos intelectuais
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Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade
Como o corpo físico e o sistema nervoso são o prolongamento vivo, enfim, o revelador de suas idéias e
concepções para o mundo material, o êxito técnico da vidência indireta mental (vidência intuitiva), ou da
astralina direta (vidência pela dupla vista), depende principalmente da maior ou menor sensibilidade
psíquica da criatura; no entanto, a sua segurança, exatidão e proveito naquilo que “vê”, apesar disso,
subordinam-se muitíssimo à graduação moral e espiritual do ser.
Em qualquer manifestação mediúnica, é mais importante verificar-se a índole e a moral do
médium, pois, se ele é criatura viciada ou inescrupulosa, também vive ligado aos espíritos
descarnados da mesma estirpe inferior, por cujo motivo as suas revelações não possuem o
mérito das revelações proveitosas.
Os espíritos das sombras vivem à espreita daqueles que podem oferecer-lhes a oportunidade da “ponte
viva” mediúnica, ligando-os novamente com o mundo físico para desfrutarem as sensações torpes de que
foram tolhidos pela perda do corpo carnal.
Muitos videntes famosos do passado, dotados da dupla vista focalizável diretamente no mundo astral, não
foram espíritos benfeitores e o seu invulgar desenvolvimento mental não se harmonizava com os seus
sentimentos inferiores, a serviço do Mal. Um dos exemplos mais convincentes de um médium de vidência
astral incomum, mas subvertido quanto aos seus objetivos pessoais, é o caso de Rasputin que, além de
possuir outros poderes ocultos extraordinários, visualizava diretamente o mundo astral e se entendia com
os gênios das sombras; no entanto, ele aplicava para fins criminosos e inconfessáveis toda a fenomenologia
mediúnica de que dispunha, sob o concurso da inspiração do Mal.
Assim, é bem mais seguro o médium de vidência intuitiva que, por sua moral superior e propósitos
benfeitores que assumiu, permanece incessantemente ligado às entidades sublimes, pois, embora o faça
indiretamente, ele vê somente aquilo que é sensato e proveitoso. É de pouca valia o médium de visão
astralina avançada que, por viver na companhia dos espíritos diabólicos, faz relatos funestos, prediz
perturbações e deforma a realidade espiritual, transformando sua faculdade em banca de negócio ou motivo
de sensações inferiores.
Os espíritos delinqüentes e malfeitores procuram ligar-se aos videntes excepcionais, mas de moral
duvidosa, a fim de interferirem em suas faculdade e levá-los ao ridículo, às sandices ou atiçar a intriga e a
desconfiança entre os seus companheiros. O seu intuito é o de afastá-los o mais cedo possível dos
ambientes moralizados, e assim neutralizar-lhes a vidência esclarecedora, de ajuda, na seara espírita. É por
isso que certos videntes, que vivem sob a ação desses espíritos mistificadores, revelam quadros tolos,
fatigantes e exóticos, que lançam a dúvida, despertam o riso ou semeiam a confusão entre os circunstantes.
Assim, o médium vidente, intuitivo ou de dupla vista direta, antes de se preocupar com o êxito técnico e o
poder descritivo de sua faculdade, deve primeiramente evangelizar-se, a fim de assegurar o teor verídico
e o sentido benfeitor daquilo que “vê” ou “sente” no limiar do mundo invisível dos espíritos desencarnados.
1.1 VIDÊNCIA INTUITIVA E IDEOPLASTIA
As diferenças comumente existentes entre a verdadeira configuração perispiritual dos desencarnados e as
suas descrições mediúnicas resultam, mais propriamente, dos efeitos imprecisos e muito comuns dos
fenômenos de ideoplastia.
As idéias e os pensamentos produzem ondas e radiações que, por sua vez, devem formar imagens daquilo
em que se pensa; no entanto, como as dos desencarnados são configuradas no plano da quarta dimensão
(o plano astral), nem sempre se ajustam com exatidão às formas tridimensionais da visão carnal. Assim, é
muito difícil para os encarnados fazer uma imagem perfeita e exata das idéias ou das imagens que os
desencarnados projetam do Além sobre a mente dos médiuns intuitivos, videntes ou até dos médiuns
desenhistas de psicopictografia (aqueles que pintam retratos recebidos mediunicamente).
Em comparação com a frequência retardada dos acontecimentos do mundo material, ainda é muito grande
o aceleramento ou a fuga vibratória dos fenômenos que se sucedem no mundo astral, do que resulta
considerável desajuste no mesmo instante da ocorrência.