17. Fenômenos de efeitos físicos                                                                                                                 

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Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade 

As ondas sonoras estimulam e combinam-se com as vibrações perispirituais dos desencarnados e dos 
encarnados, resultando assim maior exsudação de ectoplasma do médium e das energias vitais dos 
presentes. 
 
A música auxilia vibratoriamente esse gênero de trabalho mediúnico, seja na forma de canções regionais, 
hinos, trechos de operetas, aberturas sinfônicas, peças clássicas ou populares, ou composições de fundo 
religioso. Como a música exerce profunda influência na alma dos seres, é sempre conveniente preferir-se 
canções, peças ou trechos musicais isentos de melodramas, tragédias, situações lúgubres, burlescas ou de 
profunda tristeza, para se evitar a degradação emotiva dos assistentes durante o fenômeno mediúnico. 
 

 
O papel da música é o de nutrir o otimismo dos assistentes
, evitando-se que seja perturbada 
a coesão da harmonia mental e psíquica, essencial ao sucesso dos trabalhos de efeitos 
físicos, por natureza bastante complexos e de responsabilidade. 
 

 

Quanto ao gênero de música a adotar nos trabalhos de efeitos físicos, pode-se empregar desde música 
popular ou folclórica até a música clássica ou erudita, sendo desaconselhável, em qualquer caso, a música 
de baixo padrão, de estridências desconexas e a de caráter burlesco e sensual. Deve-se também evitar 
composições clássicas exóticas, enfadonhas ou tempestuosas, assim como os trechos melodramáticos de 
certas operetas, e as composições lúgubres, que excitam os nervos, despertam o temor ou mortificam a 
alma dos presentes, pois não se afinizam com tal gênero de atividade. Em geral, o nível de sensibilidade e 
de compreensão da maioria dos freqüentadores de tais sessões ainda é muito pobre, razão por que as 
peças musicais complexas, de temas bizarros e enigmáticos não os emocionam a contento do nível 
psíquico vibratório indispensável ao ambiente. 

 

Quando se preferir a música clássica, convém, então, optar pelas melodias ou peças musicais mais leves, 
agradáveis, alegres e otimistas, que pela sua sonoridade podem animar e elevar o tom vibratório do 
ambiente
, evitando-se, entretanto, as composições de tom selvagem, aterrador e lendário, ou as músicas 
que traduzem desespero e tristeza, impróprias para tal natureza de trabalho mediúnico. Mesmo certas 
composições extensas, apesar de oriundas de compositores geniais, causam a fadiga auditiva e cansam a 
mente dos que estão habituados à singeleza das melodias populares ou dos trechos alegres, inspirativos, 
de expressões otimistas. São desejáveis as composições que se afinizam à exigência jovial psíquica desses 
trabalhos. Muito embora possam ser escolhidas peças musicais de bons compositores, considerando o 
ambiente “diferenciado” onde serão ouvidas, devem ser preferidos apenas os trechos alegres, inspirativos e 
de expressões otimistas. 

 

Malgrado a fama de cada compositor clássico, já consagrado no cenário do mundo material, ele também 
diverge bastante em sua modulação sonora, porque nem sempre é o mesmo o seu estado de alma 
quando compõe cada uma de suas peças musicais, divergindo fortemente em temperamento e emotividade 
quando da confecção de cada um de seus produtos sonoros, os quais são reveladores das várias facetas 
de sua alma. Em consequência dessas variações emotivas dos compositores, que marcam suas peças com 
a força do estado de alma que os domina no momento de comporem, nem todas as suas obras se prestam 
ou se ajustam ao ambiente dos trabalhos mediúnicos de efeitos físicos. 

 

Entre as centenas de composições de música clássica de merecido valor, diversas podem contribuir para o 
êxito da fenomenologia mediúnica, porque, para serem sentidas ou assimiladas, não exigem demasiada 
introspecção crítica e também não predispõem à tristeza. A propósito dos trabalhos mediúnicos de efeitos 
físicos ainda serem raros, mesmo no Brasil, onde o Espiritismo e todos os seus fenômenos estão mais 
divulgados do que em outros países, o emprego da música conjugada à fenomenologia espírita ainda é 
circunscrita a um campo bastante limitado. 
 

 
Entretanto, em breve a música de amplitude e sentimento espiritual será elemento integrante 
e até obrigatório em todos os ambientes onde se processem os fenômenos de psiquismo 
mediúnico, e não somente nessas sessões complexas, mas igualmente em todas as reuniões 
doutrinárias.