17. Fenômenos de efeitos físicos                                                                                                                 

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Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade 

Por isso, pode-se deduzir o quanto é dificultoso aos desencarnados emitirem a sua voz para a Terra. Ante 
essas dificuldades, cuja superação exige muita disciplina e perseverança, nem todos os espíritos 
desencarnados se submetem aos cursos e exercícios fatigantes que a técnica sideral exige, a fim de 
produzirem a voz direta, pois o treino pode levar dias, meses e até anos, mobilizando intensos esforços e 
recursos, por parte dos desencarnados, para lograrem êxito integral nesse tipo de comunicação mediúnica.  
Daí os motivos por que nem sempre os freqüentadores que comparecem assiduamente aos trabalhos de 
fenômenos físicos conseguem satisfazer o desejo ardente de “ouvir” a voz, ou mesmo de “ver” o parente ou 
amigo desencarnado materializado, o que poderia lhes fortificar a convicção na sobrevivência do espírito, 
por cujo motivo passam a alimentar dúvidas capciosas sobre a procedência das demais vozes ou 
materializações que observam, uma vez que não se manifesta aquele que lhes mobiliza toda a ansiedade 
espiritual.  
 

 
As sessões de fenômenos físicos são convincentes e maravilhosas para os freqüentadores 
que logram a sorte de ver e trocar idéias com o familiar desencarnado, que se preste 
docilmente a todas as provas e sutilezas indagativas. 
 

 

Mas, infelizmente, há assistentes que por impaciência desistem de freqüentar determinados trabalhos de 
efeitos físicos, justamente às vésperas de confabularem com o seu familiar querido, o qual há muito tempo 
treinava com a máscara ectoplásmica, afinando a laringe etérica, a fim de conseguir comunicar-se.  

 
7. TRABALHOS DE TIPTOLOGIA

 

 

 

As comunicações mediúnicas pelo processo de tiptologia, ou seja, através das mesas girantes, também 
ditas falantes ou dançantes, são caracterizadas por uma mesa que pode se mover em várias direções ou 
levantar-se, obedecendo ao comando mental e à vontade dos desencarnados. Os seus movimentos 
serão tão certos e positivos quanto o sejam também a qualidade e a natureza da massa ectoplasmática 
que for arregimentada pela afinidade entre os presentes. 
 

 

 
O grau de sensibilidade da mesa girante é proporcional ao potencial de força nervosa e de 
magnetismo conjugados, retirados dos presentes, o que lhe facilita libertar-se da força 
gravitacional do mundo físico, de conformidade com o volume e a natureza do ectoplasma 
que for extraído do ambiente. 
 

 
As comunicações pela tiptologia são mais favoráveis quando entre seus componentes se encontre um 
médium de fenômenos de efeitos físicos. Ele então auxilia o trabalho fornecendo os fluidos necessários 
para interpenetrarem os interstícios dos átomos etéricos do duplo etérico da mesinha, que se 
ajustam em perfeita conexão com os átomos e sistemas eletrônicos da sua estrutura material. 
 
Na falta de um médium adequado a esse gênero de trabalho, o seu maior sucesso e exatidão ficará 
dependendo da melhor harmonia de fluídos de todas as pessoas participantes do trabalho. Só depois de 
decorrido o tempo necessário para a adaptação preliminar entre todos os componentes do trabalho, é que 
se efetua o intercâmbio satisfatório e compreensível com os desencarnados, por meio das batidas 
convencionadas em alfabeto, através dos toques da mesinha em movimento. 
 

 
É a sintonia fluídica na mesma faixa vibratória que neutraliza a força gravitacional para os 
desencarnados operarem livremente a mesa, nos trabalhos de tiptologia. 
 

 

 

7.1. INFLUÊNCIA "ANÍMICA" NA FASE INICIAL DE TRABALHOS DE TIPTOLOGIA. 
 

O sucesso técnico da tiptologia depende mais propriamente da quantidade ou qualidade do amálgama de 
fluídos
 que se puder combinar entre os presentes.