17. Fenômenos de efeitos físicos                                                                                                                 

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Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade 

 
No entanto, o nível intelectual do trabalho, principalmente em seu início, fica adstrito à média da 
mentalidade de todos os seus componentes, pois suas idéias influem consciente ou inconscientemente 
na manifestação tiptológica. 
Essa fusão mental impede a ação absolutamente independente dos espíritos 
desencarnados que operam do Além, pois a coerência e fidelidade no trabalho só é possível depois de certo 
tempo de intercâmbio mediúnico e da maior afinidade entre todos os assistentes. 
 

 
O trabalho de tiptologia evolui à medida que se reduz o desvio fluídico do elemento vital-
etéreo em liberdade, que sofre a interferência mental dos encarnados, quando precisa 
combinar-se à sua força nervosa. 
 

 
O fracasso, a confusão e a incoerência de muitos trabalhos tiptológicos são resultantes da precipitação dos 
seus próprios componentes que, já de início, exigem provas indiscutíveis da imortalidade e a identificação 
minuciosa dos espíritos comunicantes. Eles ignoram que, na fase preliminar dessas experiências 
mediúnicas ainda predomina fortemente a interferência anímica
 dos que participam e assistem aos 
trabalhos. 
 
Às vezes, a mesa se move mais propriamente pela ação "psicomagnética" dos próprios assistentes, 
desobedecendo ao comando dos espíritos desencarnados que, por atuarem em faixa vibratória mais sutil, 
ficam tolhidos de interferir no comando mais positivo, alimentado pelo magnetismo físico dos "vivos". 
 
Todas as vezes que o trabalho de tiptologia ficar adstrito unicamente a área mental dos encarnados, ele 
deixará de oferecer qualquer ensejo para serem obtidas conclusões certas às perguntas formuladas, e 
dificilmente poderá auxiliar quanto à identificação dos seus comunicantes. 
 
Efetivamente, alguns dos participantes, cuja mente e vontade são muito desenvolvidas, podem no início do 
intercâmbio tiptológico, interferir ou truncar a resposta dos espíritos operantes, impondo as suas próprias 
conclusões e mesmo certas emersões do subconsciente, configurando uma espécie de interferência 
anímica
 nas respostas advindas da mesa. 
 
Isso pode acontecer porque os movimentos da mesinha dançante são mais propriamente comandados, no 
início dos trabalhos, pela ação vigorosa da energia fluídica dos seus componentes, ainda sob fraco domínio 
dos espíritos comunicantes. 
 
Desse modo, os assuntos tratados através de convenções tiptológicas cingem-se à média do nível de 
entendimento comum daqueles que se reúnem, e que se transforma numa espécie de "cortina psíquica", 
que os espíritos desencarnados não conseguem atravessar, no propósito de manifestar suas próprias 
ideias. Em consequência, os resultados e as conclusões espirituais das primeiras manifestações do Além só 
correspondem ao índice mental dos presentes, surpreendendo-os ou decepcionando-os, porque a 
comunicação dos espíritos, nesse caso, é vacilante, confusa e não se sobressai da craveira comum. 
 
O trabalho de tiptologia, entretanto, poderá ultrapassar o nível mental escravo da influência anímica dos 
próprios participantes quando eles também puderem usufruir a presença ou as relações com os 
desencarnados de alta estirpe espiritual.  
 
De início, as respostas dos desencarnados, através da tiptologia, podem ser incongruentes, evasivas, 
zombeteiras ou confusas, refletindo em grande parte o automatismo mental e emotivo dos seus 
participantes, e às vezes contradizem os assuntos em foco, ou a compreensão mais comum. Só depois de 
assíduo e perseverante intercâmbio com o Além, experimentação cuidadosa e observação percuciente, é 
que se estabiliza a tiptologia, em face da presença dos desencarnados sensatos e benfeitores que, a partir 
de então, principiam a controlar o fenômeno mediúnico e a dominar a interferência anímica.   
 

 
É preciso muito treino, contato mediúnico e paciência, para que o trabalho de tiptologia 
compense integralmente.