17. Fenômenos de efeitos físicos
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Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade
Os espíritos superiores, sem dúvida, são mais desenvolvidos mental e espiritualmente, por cujo motivo eles
se transformam em sublimes catalisadores angélicos junto daqueles que lhes merecem a presença ou
conseguem atraí-los devido ao cultivo de seus objetivos espirituais.
A base fundamental do progresso e do êxito de qualquer trabalho mediúnico ainda é a natureza elevada
dos seus objetivos, pois só desse modo se afastam as entidades galhofeiras e levianas, que costumam
interferir em qualquer empreitada medianímica de propósitos triviais ou interesses materiais. Esses espíritos
irresponsáveis tudo fazem para quebrar a fé e semear a desconfiança, a intriga ou decepções mais
amargas entre aqueles que totalmente se colocam sob sua direção subversiva. E com mais facilidade eles
podem interferir na tiptologia, porque se trata de um intercâmbio operado principalmente pelo magnetismo
animal que é, portanto, mais fácil de sofrer a influência das mentes desenvolvidas, embora sejam almas
imperfeitas na graduação espiritual.
Os guias dos participantes, embora os protejam constantemente na vida física, só depois que se firmarem
os objetivos espirituais e as intenções elevadas dos componentes do trabalho tiptológico, é que então
conseguirão intervir a contento e despender o seu precioso tempo em favor de seu progresso espiritual. Os
galhofeiros e malfeitores então se afastam, ante a inutilidade de seus esforços despendidos para subverter
ou mistificar os encarnados.
As criaturas desavisadas da realidade espiritual ou da responsabilidade mediúnica, assim que obtêm algum
êxito no intercâmbio espiritual pela tiptologia, não tardam em se servir deste gênero de trabalho para
resolver todos os seus interesses de ordem material, sacrificando o esclarecimento espiritual em favor das
soluções prosaicas do mundo terreno transitório. Manhosamente truncam o sentido elevado e o ensino
moral que os espíritos benfeitores ministram do Além, e encaminham o intercâmbio tiptológico em favor de
seus interesses vulgares do mundo físico. Impacientes ante as instruções e esclarecimentos sobre a vida do
espírito imortal, desviam o assunto espiritual para as indagações fúteis ou interesseiras, como por exemplo:
•
o chefe de família que, habilmente, tenta extrair dos desencarnados a solução proveitosa para seus
negócios mais comuns;
•
o jovem negligente e comodista que indaga da possibilidade de ser transferido o gerente que lhe dificulta
a ascensão no emprego onde trabalha;
•
a dona de casa que consome precioso tempo do espírito comunicante pedindo-lhe que lhe explique a
razão da urticária do cotovelo, manifestada depois de uma feijoada completa;
•
a moça casadoira, mas volúvel, que indaga qual de seus namorados seria o melhor partido para o
desejado casamento;
•
o caçula displicente, mas vivo, apoiado ainda pelo estímulo materno, que requer do desencarnado uma
solução fácil para resolver seus problemas escolares, pois que se aborrece em estudá-los;
•
a senhora céptica, curiosa e zombeteira que, em visita acidental, gentilmente participa da tiptologia e
resolve comprovar a realidade do Além, desafiando o espírito comunicante a lhe revelar a cor do novo
vestido que ela adquiriu para uma festa de gala.
Indubitavelmente, os espíritos sensatos e criteriosos se afastam de imediato dos grupos de trabalhos
mediúnicos cujas indagações não ultrapassam o círculo vicioso de seus interesses materiais. Na seqüência,
os seus lugares não tardam a ser preenchidos pelas entidades irresponsáveis, zombeteiras e levianas, que
espreitam as oportunidades favoráveis para travar relações com os encarnados na base do negócio
doméstico, o que então lhes permite imiscuírem-se cinicamente na vida alheia.
Aliás, como algumas dessas entidades não possuem cultura espiritual suficiente para orientar com proveito
os seus simpatizantes encarnados, o intercâmbio mediúnico e o trabalho de tiptologia decaem muitíssimo
no seu tom intelectivo, situando-se unicamente na esfera das soluções banais e dos conceitos comuns, à
guisa de entretenimento para os ociosos do Além.
7.4. COMUNICAÇÕES PERVERSIVAS PELA TIPTOLOGIA.
Os espíritos perversos, levianos e escarnecedores enleiam os encarnados com respostas incompletas e
ditam frases tolas à conta de assuntos elevados e importantes; além disso: