18. Fenômenos de efeitos intelectuais                                                                                                        

12 

                                                                                                                                                                         _ 

 

Introdução ao estudo das obras de Ramatís: Estudo da mediunidade 

Não é raro verem-se médiuns iletrados e de inteligência vulgar expressarem-se, em tais momentos, com 
verdadeira eloqüência, e tratar com incontestável superioridade questões sobre as quais seriam incapazes 
de emitir sequer uma opinião, em estado ordinário. 
 
Conforme a mecânica do processo mediúnico, os médiuns falantes, de psicofonia, ou ainda de 
incorporação, apresentam uma das seguintes variedades: psicofonia ou incorporação inconsciente ou 
sonambúlica, psicofonia ou incorporação semiconsciente e psicofonia ou incorporação intuitiva ou 
consciente. 
 
 

3.1 PSICOFONIA OU INCORPORAÇÃO SONAMBÚLICA OU INCONSCIENTE 

 
Logo que o perispírito do médium sonambúlico se afasta do seu corpo físico, durante o transe mediúnico ou 
cataléptico, permanecendo ligado ao corpo apenas pelos cordões fluídicos mais importantes, o espírito 
desencarnado comunicante pode agir como se estivesse em seu corpo terreno, ou atua como num caso de 
hipnose, servindo-se do cérebro do médium para compor os seus ditados. 
 

 

 

 
Como o espírito do sensitivo também fica afastado do corpo físico juntamente com o seu 
perispírito, ele então fica impedido de tomar conhecimento simultâneo da comunicação, em 
vista de não passar pelo seu cérebro espiritual. 
 

 
Desse modo, o desencarnado pode falar (psicofonia inconsciente sonambúlica) e/ou escrever (psicografia 
mecânica) com toda naturalidade, usando o seu arquivo pessoal de vocábulos familiares como os 
empregava quando no mundo material. 
 
Na mediunidade sonambúlica, mecânica ou inconsciente, a própria entidade comumente se distingue de 
outras, técnica e psicologicamente, nos seus relatos, devido ao fato de operar por um medianeiro em 
completo estado de passividade que, portanto, não lhe opõe obstáculos quanto à sua real identificação.