2. Deus _______________________________ _________________________ ___________________
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ALGUNS ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DA IDÉIA DA DIVINDADE SUPREMA
(conforme o progresso, entendimento e cultura humana)
POVO / RELIGIÃO
ENTIDADE
SUPREMA
CARACTERÍSTICAS
Silvícolas
Tupã
Deus do Raio e do Trovão
Atlantes / Egípcios / Astecas
Sol
Centro da Vida Divina do Criador
Hebreus
Jeová
Deus guerreiro e poderoso
Católicos Deus
Vive no Céu, distribui graças aos Seus
devotos e condena ao Inferno os pecadores
Espíritas Deus
Suprema Inteligência do Universo / Causa
Primária de todas as coisas
Deus não é apenas uma idéia ou fruto das necessidades psicológicas do homem; à medida que este mais
compreende a Vida, mais seu psiquismo se apercebe da Verdade Cósmica. A criatura tem uma visão de
Deus tanto mais fantasiosa ou mais próxima da realidade quanto maior for sua experiência, sabedoria,
sensibilidade e evolução, mas sem nunca atingir a solução que lhe ultrapassa a sua capacidade mental.
O progresso técnico e científico do mundo, ao contrário de causar prejuízos e enfraquecer a crença ou idéia
de Deus, substituíndo-a por uma realidade controlada pela própria ciência do mundo, ajuda o homem a
distinguir e a separar o real da fantasia improdutiva, em conseqüência do seu melhor ajuste a uma vivência
cada vez mais autêntica, com melhor percepção da realidade exata da Criação.
A Verdade definitiva e imutável é expressa pelas próprias leis e princípios
irrevogáveis do Cosmo ! “Buscai a Verdade e ela vos libertará !”
À medida que o homem se espiritualiza, pelo amadurecimento e amplitude de sua consciência, ele também
melhora a sua concepção sobre Deus e abrange maior área da manifestação Divina.
Não importam os diversos aspectos da imagem ou idéia de Deus elaborados pela humanidade ignorante da
Realidade Divina, quando os homens podem sentí-lo ou mesmo identificá-lo através das leis justas e sábias
que regem a Criação, pois que imanadas de um único Criador.
O terceiro milênio há de apresentar à humanidade terrena uma nova expressão da idéia de Deus esposada
até o presente, por cujo motivo, mesmo os mais avançados espiritualistas hão de sofrer o choque da
mudança para o sentido mais real, e no entanto, sumamente revolucionário perante toda a tradição
conhecida, obrigando a renovações mentais que trarão severo deslocamento psicológico e filosófico na
concepção de Deus.
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Introdução ao estudo das obras de Ramatís